Como passar o fio dental corretamente?
O que é Placa bacteriana?
O que é Gengivite e Periodontite?
A gengivite é o estágio que precede a periodontite, tome bastante cuidado. Se precisou de raspagem com certeza houve formação de tártaro que quando superficial (supragengival), basta ser removido sem qualquer prejuízo. Quando o tártaro migra para baixo da gengiva (tárataro subgengival) deve-se verificar a profundidade do sulco entre a gengiva e o dente (espaço biológico) que normalmente tem até 3mm. Quando o sulco é mais profundo que isso, é considerada uma bolsa periodontal e essas regiões devem ser radiografadas para avaliação do nível ósseo. Nesta situação é interessante que o dentista tenha radiografias prévias para observar a manutenção ou eventual perda óssea. Constatada a perda óssea, está diagnosticada a periodontite e esta deve ser tratada com remoção de todo tártaro/placa bacteriana com instruções de higiene oral e eventuais antibióticos tópicos e via oral.
Existem algumas formas de remover o tártaro:
– Ulta-som – Instrumentos com ponta metálica refrigerada a água que vibra em frquencia ultrasonica e remove o tártaro com facilidade.
– Curetas Periodontais – Instrumentos metálicos com pequenas lâminas afiadas que removem o tártaro através da raspagem.
– Jato de Bicarbonato – Jateado com ar comprimido.
Ultra-som e curetas são bastante eficazes sozinhos ou em conjunto. Geralmente utiliza-se o jato de bicarbonato para uma finalização ou em pontos de difícil acesso.
Para evitar todos esses problemas basta escovar bem os dentes após as refeições e utilizar o fio dental pelo menos 2 vezes ao dia.
Infelizmente o tártaro não pode ser removido em casa. Se há necessidade de intervenção, é necessário procurar um profissional, preferencialmente especializado em periodontia (periodontista).
O que é o bruxismo?
Porque o dente dói?
Dentes amolecendo…